Herpes Genital

Um Vírus silencioso

O herpes genital é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que como o próprio nome diz é transmitida através da relação sexual e desprotegida. 

 

Ao entrar em contato direto com o líquido liberado pelas bolhas formadas pelo vírus do Herpes encontradas na região genital da pessoa infectada. 

 

Isso vai levar ao surgimento de sintomas como ardência, coceira, dor e desconforto na região genital.

Quais são os sintomas?

Os sintomas do herpes genital surgem 10 a 15 dias após a relação sexual (com outro portador do vírus). E entre eles estão:

  • Desconforto e muita coceira; 
  • Dor local; 
  • Ardor (na região genital e eventualmente dores ao defecar, se há bolhas próximas ao ânus); 
  • Pequenas feridas nos órgãos genitais;
  • Vermelhidão no local;
  • Pequenas bolhas;
  • Ínguas na virilha.
 

Além destes sintomas acima, podem surgir outros sintomas mais gerais semelhantes aos da gripe como febre baixa, calafrios, dor de cabeça, mal estar geral, perda de apetite, dor muscular e cansaço, sendo estes mais comuns no primeiro episódio de herpes genital ou naqueles mais severos onde as bolhas surgem em grande quantidade, dispensando por grande parte da região dos genitais.

Diagnóstico do Herpes Genital

O diagnóstico do herpes genital é feito pelo especialista  através da avaliação dos sintomas, sendo sugestivo de herpes o aparecimento de bolhas e feridas que coçam e doem na região genital.

 

 Para que seja confirmado o diagnóstico, o especialista  pode solicitar a realização de sorologia para identificação do vírus ou raspagem da ferida para que seja analisada em laboratório.

Como é feito o
tratamento?

O tratamento do herpes genital deve ser feito de acordo com a orientação do ginecologista, urologista ou clínico geral, sendo recomendado o uso de medicamentos antivirais ou pomadas, que ajudam a hidratar a pele e anestesiar a zona afetada, aliviando assim a dor e desconforto para aliviar os sintomas, diminuir a taxa de replicação do vírus no corpo e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão para outras pessoas.

 

Como o vírus não consegue ser completamente eliminado do organismo, é importante que a pessoa lave bem as mãos, não fure as bolhas e use camisinha em todas as relações sexuais, para evitar a contaminação de outras pessoas.

 

Mas lembre-se o tratamento de Herpes genital somente pode ser realizado por profissionais habilitados, bem treinados para o uso do equipamento, produtos e em uma clínica especializada como a nossa. Não se medique sem antes falar com seu médico.

 

O que achou do conteúdo? Encontrou o que precisava e esclareceu suas dúvidas? Quer saber mais entre em contato, agende sua avaliação com nossas especialistas e vem ser feliz com a gente!

Quer ter um atendimento especial
com nossas Especialistas?
Agende sua Avaliação

Clique abaixo e agende seu horário com nossas Especialistas. Elas vão te avaliar e te mostrar qual o tratamento MAIS indicado para trazer de volta toda auto estima que você Merece!

Somos Especialistas em

RENOVAR SUA VIDA SEXUAL

plugins premium WordPress